Modelos de Simulacion. Vensim. Dinamica de Sistemas. Modelos de Simulacion. Vensim. Dinamica de Sistemas. Modelos de Simulacion. Vensim. Dinamica de Sistemas. Vensim.

Boletín de Dinámica de Sistemas

Simulação dinâmica de modelos operacionais com enfoque aplicado à engenharia de projetos.

Basado en un modelo de simulación con Vensim

Este trabalho apresenta a técnica "Dinâmica de Sistemas" como uma ferramenta de apoio às tomadas de decisões, demonstrando a sua aplicação prática na área de engenharia de projetos de uma Usina Hidrelétrica. A área analisada, enfrenta problemas de gerenciamento das suas atividades, quando surgem situações atípicas que causam desequilíbrios entre a demanda de solicitações dos seus serviços com relação a sua capacidade de produção.

A proposta deste trabalho é minimizar estes desequilíbrios através decisões tomadas com base em simulações, que comparam as possíveis situações antes que elas ocorram. A análise da dinâmica da área de engenharia de projetos requer a manipulação de muitas variáveis e para tal, necessita de uma ferramenta que ajude a gerência na sua formulação como um todo.

Com a técnica proposta, gerentes, tomadores de decisões ou gestores de uma maneira geral, poderão analisar as principais variáveis de um processo, bem como contar com uma forma de síntese, baseada em simulações de sensibilidade e de estratégias políticas. Inicialmente, o trabalho apresenta um breve histórico da técnica, seguido de informações conceituais de sistemas, e modelos de simulação. Abordando, por um lado, problemas de maneira sistematizada e, por outro, procurando enriquecer a compreensão através de determinadas situações.

Em complemento às informações conceituais, o trabalho apresenta a técnica "Dinâmica de Sistemas" com os tópicos teóricos, utilizados na construção do modelo de simulação estudado. O trabalho prossegue seqüencialmente com a descrição dos principais parâmetros que influenciam na elaboração de modelos de sistemas e como contribuição prática, apresenta a elaboração de um modelo operacional, utilizando-se a técnica "Dinâmica de Sistemas", adequado às necessidades da área de engenharia de projetos da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Em seguida, apresenta uma aplicação prática numa situação atípica enfrentada pela área de projetos, utilizando-se desta para reforçar as observações sobre a validação do modelo construído. Ao final, o trabalho é concluído com as considerações sobre a técnica aplicada e com recomendações para a sua utilização nas mais diversas áreas, onde se presencia o comportamento dinâmico.

João Batista Filho,
jbatista@itaipu.gov.br

(*) Si lo desea puede solicitar información más detallada de este trabajo al autor del texto


Vensim Online Courses
.


Basic Level

.

.


Intermediate Level

.

.


Advanced Level

.

Books

System Dynamics
Theory and practical exercises of SD


System Dynamics
Common Mistakes in System Dynamics

.

SDS CONFERENCES

2004  Oxford
2005  Boston
2006  Nijmegen   
2007  Boston
2008  Athens
2009  Albuquerque    
2010  Seoul
2011  Washington
2012  St. Gallen
2013  Cambridge
2014  Delft
2015  Cambridge
2016  Delft
2017  Cambridge
2018  Reykjavík

Google
Home     Information

System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim.